A sede da Victor Mestres | Sofia Aleixo, arquitectos lda. encontra-se em Lisboa, Portugal, desde a sua fundação em 1997, após 10 anos de prática profissional conjunta dos seus sócios.

O atelier pratica uma abordagem cultural, social e ética aos valores patrimoniais e procura a continuidade no desenvolvimento do projecto em soluções contemporâneas nas diferentes escalas em que a arquitectura actua, desde detalhes até ao ambiente urbano.

Foram construídos trabalhos em Portugal e no estrangeiro que incluem espaços residenciais, culturais, cívicos, religiosos, de saúde, educação e de lazer. Projetos em incluem novos edifícios, conservação do património edificado, remodelações de interiores, e complementarmente design de mobiliário e de objectos (+info >).

Dos vários prémios recebidos, destaca-se o European Union Prize for Cultural Heritage - Europa Nostra Award na categoria de Conservação do património, em 2013 pela intervenção no Liceu Passos Manuel. (+info >).

Para além das obras, Victor Mestre e Sofia Aleixo têm igualmente actividades de ensino e de investigação em arquitectura, amplamente documentadas em várias exposições e publicações, participando em conferências, em Portugal e no estrangeiro (Espanha, Alemanha, México, Brasil, Colômbia, França, Marrocos, Índia, Eslovénia, Inglaterra e Estados Unidos da América). Tem sido convidada a apresentar a sua actividade de investigação e de prática profissional, nomeadamente nos âmbitos da arquitectura vernacular e do património histórico, em meios académicos e profissionais. Esse conhecimento tem sido publicado diversas comunicações e artigos (+info >).

A vmsa presta consultoria e elabora Relatórios Prévios para obras ou intervenções em bens culturais classificados, ou em vias de classificação, de interesse nacional, de interesse público ou de interesse municipal.

vmsa1.jpg
vmsa2.jpg

portfólio

O portfólio da vmsa arquitectos inclui intervenções de reabilitação e adaptação de edifícios existentes, de valor patrimonial ou de acompanhamento, bem como projectos de novos edifícios, regeneração de espaços públicos, concepção de exposições e desenho de equipamento. Dos seus projectos mais recentes, destacam-se a as intervenções no Solar da Música Nova (Loulé), no Liceu Passos Manuel (Lisboa), no Estúdio Fotográfico de Carlos Relvas (Golegã) e na implementação de um Centro Intergeracional na Quinta Alegre (Lisboa).

+ info >

os nossos objectivos

Oferecer um serviço empenhado e profissional no âmbito da Arquitecura e da coordenação de equipas pluridisciplinares. Compreender as necessidades dos nossos clientes e proporcionar respostas flexíveis e dinâmicas. Partilhar uma visão cultural da Arquitetura enquanto arte e ciência que contribui para o bem-estar.   

os nossos valores

 dedicação - paixão - responsabilidade - ética  - criatividade - investigação - experiência - conhecimento  

para mais informações sobre a vmsa arquitectos, por favor contacte

@