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Escola Secundária da Quinta do Marquês | Quinta do Marquês Secondary School

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Projecto | Project

Escola Secundária da Quinta do Marquês | Quinta do Marquês Secondary School

Tipo de intervenção | Intervention Type

Requalificação e Ampliação | Requalification and Extension

Localização | Location

38°41'54.3"N 9°19'26.5"W | Oeiras, Portugal

Projecto – Inauguração | Project – Inauguration

2011 | 2012

Tipo de Projecto | Project Type

Social | Social

Estado | Status

Construído | Built

Na origem desta Escola Secundária, de 1993, terá estado o antigo Liceu de Oeiras, actual Escola Secundária Sebastião e Silva (inaugurada em 1952, ali perto, na Rua do Liceu. De acordo com a sistematização da Parque Escolar, a Escola Secundária da Quinta do Marquês encontrara-se incluída no grupo de estruturas escolares construído na década de 80, e que corresponde ao período de expansão da rede escolar e de alargamento da escolaridade obrigatória, para seis e nove anos.  Segundo Carlos Duarte, a tentativa de racionalização e planificação do programa escolar, introduzida em Portugal por Maria do Carmo Matos e Augusto Pereira Brandão nos anos 60, encontram no projecto experimental para a Escola Primária de Mem Martins, em Sintra, o local para testar as experiências inglesas de pré-fabricação de escolas do arquitecto Herbert Aslin em Hertfordshire no final dos anos 40 e do sistema CLASP (Consortium of Local Authoroty Schools’ Programme) estabelecido em Nottingham, em 1956, e que deriva do trabalho inicial de John Brockhouse and company em Belper. Sobre a experiência portuguesa, onde a supressão de áreas de corredores e galerias são reduzidas no máximo e a relação das salas com o exterior é reduzida ao mínimo, refere ainda “o aproveitamento até à usura das áreas cobertas”, aludindo à transferência da circulação do interior para o exterior.

This secondary school is included in a group of compact pavilion educational buildings constructed in the 1980’s in Portugal. This was a period of school net expansion due to the raising up of the compulsory school years. According to Carlos Duarte, the attempt of rationalization and planning of the school program was introduced in Portugal by Maria of the Carmo Matos and Augusto Pereira Brandão in the 60’s.The English experiences of pre-fabricated schools of the architect Herbert Aslin in Hertfordshire after World War II in the UK, using the CLASP system (Consortium of Local Authority Schools). The Portuguese experience with pre-fabrication allowed reducing the construction area to a minimum, by suppressing the circulation areas and introducing exterior galleries, just simple covered areas, transferring the interior circulation to the outside. However, this school was so compact that didn’t even have the exterior circulation. Therefore, our proposal introduces the Herman Hertzberger concept of Learning Street, as an exterior shaded pathway, that connects the existing buildings and the new ones which will now provide suitable Arts classes, Library and Exhibition spaces, Sports and Cafeteria with a multiple uses space for conferences and assemblies.

 

Área | Area

13.000,00 m2

Orçamento | Budget

€ 13.500.000

Dono de Obra | Client

Parque Escolar, EPE [Programa de Modernização do Parque Escolar]

Fiscalização de Obra | Site supervision

Pengest

Construtor | General Contractor

Monte Adriano em Consorcio com a Gabriel Couto

Arquitectura e Coordenação | Architecture and Teams Coordination

VMSA arquitectos

Colaboradores Team

Nuno Gaspar, Carlos Graça, Francisco Tristão, Daniel Pires, Carlos Miguel Campos

Levantamento Topográfico | Topographic Survey

GEOArea: Fernando Ferreira

Medições e Orçamento | Estimate of building costs

Coopas: Hugo Pombo, Carla Pardal 

Maqueta | Model

Est. Nuno Fernandes, Est. Pedro Durand, Est. Ana Filomena Mateus

Visualização 3D | Rendering

Daniel Pires

Fotografia | Photography

Arquivo vmsa

Relatório Prévio (coord.) | Preliminary Report (coord.)

VMSA arquitectos

Fundações e Estrutura | Foundations and Structures

A2P: Engºs João Appleton e Pedro Ribeiro

Instalações de Águas e Esgotos | Water and Sewage Facilities

Campo d’Água: Jorge Froes, Marta Azevedo

Rede de Gás | Gas Network

GET: Raúl Bessa

Instalações Eléctricas | Electrical Installations

OHM-E: José Carlos Gonçalves

Instalações de Climatização e Ventilação | Air Conditioning and Ventilation Facilities

GET: Raúl Bessa, Isabel Fernandes, Ilídio Guerreiro

Paisagismo | Landscape

ARPAS: Luís Cabral, Vasco Costa Simões

Segurança contra Incêndio | Fire Safety

OHM-E: José Manuel Costa

Acústica | Acoustical Study

DBLab: Rui Ribeiro, Rodrigo Tomaz, Isabel Cardoso  

Resíduos Sólidos da Construção | Solid Waste Management on Construction Site

Laqre: Teresa Poças

Plano de Segurança e Saúde | Health and Safety Plan

Campo d’Agua: Paula Rodrigues

Certificação Energética | Energy Efficiency Certificate

GET: Costa Pereira

Produção de Energia através de Sistema Solar Fotovoltaico | Photovoltaic solar panels’s energy production

OHM-E: Fernando Gomes


 

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