top of page

Atribuição de Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018, na categoria de Restauro

Conservação e Restauro do Palácio e jardim romântico da Quinta Alegre para instalação de Unidade Social da SCML - Campo das Amoreiras, 94 Lisboa.

9 de Maio de 2018

Edificada em 1819, a Quinta Alegre reflete nas pinturas dos tetos e paredes do interior do edifício e no jardim romântico no seu exterior o espírito de uma época que se procurou preservar e devolver para usufruto contemporâneo. O PNRU procura “reconhecer, premiar e divulgar a excelência na renovação das cidades”. Nesta 6ª ed. pré-candidataram-se mais de 90 projetos de reabilitação urbana de todo o país, tendo sido validados 76 projetos.

O júri - constituído pelos arquitetos João Carlos Santos e João Santa-Rita, pelo economista João Duque e pelos engenheiros João Appleton e Manuel Reis Campos - selecionou três finalistas em cada uma das dez categorias a concurso, tendo a intervenção na Quinta Alegre ganho o prémio da categoria de restauro. O PNRU tem o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura.

bottom of page